A definição de alguns termos importantes segundo a norma ABNT NBR NM 60335-1:
Aparelho de classe 0: aparelho no qual a proteção contra choque elétrico é assegurada exclusivamente pela isolação básica, não sendo previstos meios para ligar as partes acessíveis condutivas, se existentes, ao condutor de aterramento da instalação elétrica; a proteção, no caso de uma falha da isolação básica, fica na dependência das condições do ambiente.
NOTA Os aparelhos classe 0 têm uma carcaça de material isolante que pode constituir uma parte ou toda a isolação básica, ou têm uma carcaça metálica separada das partes vivas por isolação apropriada. Caso um aparelho com carcaça de material isolante admita o aterramento de partes internas, este aparelho é considerado como aparelho de classe I ou aparelho de classe 0I.
Aparelho de classe 0I: aparelho que tem pelo menos isolação básica em todas as suas partes e é dotado de terminal de aterramento, mas cujo cordão de alimentação não tem condutor de aterramento e cujo o plugue não tem contato de aterramento.
Aparelho classe I: aparelho no qual a proteção contra choque elétrico não é assegurada somente por isolação básica, mas inclui uma precaução adicional de segurança de modo que as partes acessíveis condutivas são ligadas ao condutor de aterramento da fiação fixa da instalação de tal maneira que essas partes acessíveis não possam tornar-se vivas no caso de uma falha da isolação básica.
NOTA Esta prescrição inclui a previsão de um condutor de aterramento no cordão de alimentação.
Aparelho classe II: Aparelho no qual a proteção contra choque elétrica não é assegurada somente por isolação básica, mas no qual são previstas precauções adicionais de segurança, tai como isolação dupla ou uma isolação reforçada, sem previsão para aterramento ou outras precauções que dependam das condições da instalação.
NOTA 1 Tal aparelho pode ser de um dos seguintes tipos:
- um aparelho com carcaça durável e substancialmente contínua de material isolante, a qual envolve todas as partes metálicas exceto pequenas partes tais como placa de identificação, parafusos e rebites, as quais sãi isoladas das partes vivas pelo menos por isolação equivalente à isolação reforçada; tal aparelho é denominado aparelho classe II com carcaça isolante;
- um aparelho com carcaça metálica substancialmente contínua que tem isolação dupla ou isolação reforçada em todas as sua partes; tal aparelho é denominado aparelho classe II com carcaça metálica;
- um aparelho que é combinação de um aparelho de classe II com carcaça isolante e um aparelho classe II com carcaça metálica.
NOTA 2 A carcaça de um aparelho classe II com carcaça isolante pode constituir uma parte ou toda a isolação suplementar ou isolação reforçada.
NOTA 3 Caso um aparelho com uma isolação dupla ou uma isolação reforçada em todas as partes seja provido de aterramento, este aparelho é considerado como aparelho classe I ou aparelho classe 0I.
Aparelho classe III: aparelho no qual a proteção contra choque elétrico é assegurada pela alimentação em extrabaixa tensão de segurança e no qual não são geradas tensões mais elevadas do que a extrabaixa tensão de segurança.
Isolação básica: isolação aplicada às partes vivas para assegurar o mínimo de proteção contra choque elétrico. Isolação suplementar: isolação independente utilizada em adição à isolação básica, destinada a assegurar proteção contra choque elétrico no caso de falha da isolação básica. Isolação dupla: isolação única aplicada sobre as partes vivas e que oferece um grau de proteção contra choque elétrico equivalente ao de uma isolação dupla, nas condições especificadas nesta Norma.
NOTA Apesar de ser uma isolação única, isto não implica que seja homogênea: pode ser composta por várias camadas, porém estas não podem ser ensaiadas isoladamente como uma isolação suplementer ou como isolação básica.